Elementary OS

Elementary OS Luna final oficialmente disponível para Download – Informações e link para download

Lançado o Elementary OS Luna baseado no Ubuntu 12.04

Depois de muito espera para o lançamento os ansiosos usuários podem baixar a versão final do Elementary OS Luna, baseado na versão LTS do Ubuntu.

Conhecendo um pouco mais do Elementary

Foi um total de 5 meses até o lançamento do Beta1 e o time do Elementary OS tem estado trabalhando arduamente para trazer o próximo beta. Elementary recebeu muitos feedbacks positivos dos usuários felizes em todo o mundo. Também foi recebido uma tonelada de testers e relatórios de bugs.

Internacionalização

Visto que o Elementary é utilizado e desenvolvido por pessoas de todo o mundo, fez muito sentido a concentração para torná-lo disponível em tantas línguas possível. Depois que o Beta1 foi lançado, várias equipes de traduções “surgiram do nada”! Os trabalhos tem sido desenvolvidos em parceria para trazer o melhor suporte a tradução para todos os aplicativos do Elementary, incluindo o aplicativo framework de desenvolvimento Granite. Também foram adicionados melhor suporte para fontes Sinhalese. bem como as fontes Khmer.

Suporte a múltiplos monitores

Enquanto a maioria das configurações padrão são um único monitor, o elementary OS tem vários usuários avançados que usam vários monitores. Como tal, o time de desenvolvimento tem trabalhado para tornar o suporte a vários monitores ainda melhor em Luna. Especificamente, foram resolvidos uma série de bugs com Plank e Wingpanel em relação ao que aparece na tela correta e a definição em Configurações do Sistema.

Aperfeiçoamentos visuais

Elementary OS Luna

Os designers de UX têm sido especialmente duro no trabalho colocando os toques finais em Luna. Foi dado um forte foco no fornecimento de uma tipografia. Devido a isso, foi incluída uma versão atualizada do título fonte “Raleway” que traz mais fontes weights. O time de UX também se focou na fixação do aparecimento de fontes mono espaçadas no SO e como um bônus foram feitas algumas novas fontes criativas disponíveis como pacote extra.

O tema elementary foi ainda mais melhorado desde a versão Beta 1. Tiveram melhorias para a acessibilidade (um brilho azul sutil quando o teclado está focalizado em um widget), Limparam a barra de ferramentas em linha, estilo das tabs foram melhorados, spin-botões foram retrabalhados, switches, e muito mais.. O time de UX&UI tem realmente trabalhado no refinamento dos menores detalhes do tema deste ciclo e no rastreio de erros visuais.

Os conjuntos de ícones também foram atualizados, a partir dos painéis de configurações do sistema para um novo conjunto de emoticons e os diretórios (pastas) foram completamente redesenhados, a diferença é bem notável na qualidade do Beta 1 para o Beta 2.

Aplicativos atualizados

Os entusiastas de fotografia terão o prazer de encontrar a mais recente versão do Shotwell 0.14.1 presente no Beta 2. Esta versão traz uma série de estabilidade, uma melhor integração com facebook, o suporte para RAW foi melhorado, e muitas outras pequenas correções.

Midori, o navegador web, foi atualizado para a versão 0.5. Possui um melhor suporte para Granite, melhor capacidade de resposta e funcionalidade em autocompletar, melhorias no carregamento de extensões, um retrabalho ( e agora extensível) downloads backend, um novo Gerenciador de seguranças de Cookie, e uma série de correções de bugs. 

Ao testar o Beta1, muitos utilizadores reclamaram do nome do leitor de música, Assim, além da atualização para a versão 0.2, o Noise é agora chamado de Música. Foram melhorados a manipulação de arte do álbum, foi adicionado a detecção de duplicações, e acrescentado o número de faixas restantes na fila para a lista de origem. Também foram recebidos algumas atualizações de UX/Design, melhorias no suporte a dispositivos externos, e o desempenho foi muito melhorado. Por fim, foram fixadas uma enorme quantidade de bugs que estavam afetando os usuários desde o lançamento da versão Beta 1.

O popular cliente de e-mail Geary foi atualizado para a versão 0.3.1, que inclui suporte para múltiplas contas, marcação de e-mails como spam, e toneladas de correções. 

O Terminal foi atualizado para a versão 2.0. Implementados várias correções de bugs, melhoria da personalização, e acrescentados alguns novos recursos, como esquemas de cores e textos com zoom.

Teclado fluxo de trabalho

Embora muitas vezes a equipe por trás do Elementary se concentra nas melhorias feitas para os usuários menos experientes, eles também destacam as coisas que podem fazer para tornar a vida um pouco mais fácil para os usuários profissionais. Assim, para Beta 2 as configurações de teclado para fluxo de trabalho estão muito melhor. Agora você pode mover as janelas com ⌘(Shift) + clique e arrastar do mouse. Atalhos para sair e fechar deve funcionar como o esperado no Música e para as janelas Fancy flutuantes. Buscas disponíveis nos aplicativos agora é mais imediato, não é necessário clicar na caixa primeiro, basta digitar!.

Ainda mais…

Além das inúmeras alterações citadas acima, o time de desenvolvimento do elementary tem corrigido um monde de miudezas. Com o Switchboard – aplicativo de configurações do sistema, foram adicionados a capacidade de alternar temas do Dock, novo teclado e seções de energia e mais. Contractor – serviço de extensão para todo o sistema, totalmente reformulado. Foi fixado um motivo de aborrecimento em Wingpanel que fazia os indicadores mudar sua ordem. Por solicitação popular foram adicionados luzes que mostram quando as janelas estão abertas no Dock. Como Música, Maya também foi mudado e agora passa a chamar-se Calendário. Por fim, agora UEFI são suportados.

No geral, o que vemos no Beta 2, é mais rápido, mais estável, mais bonito, mais acessível, mais internacional, e ainda mais fácil de usar e rico em recursos ElementaryOS.

E agora na versão final, os apps receberam o seu upgrade natural e os bugs que ainda restavam, foram corrigidos.

Veja o vídeo oficial do lançamento

Como fazer download/instalar

Após uma breve apresentação do novo Elementary OS  iremos falar um pouco sobre a instalação:

Como o Elementary OS é baseado no Ubuntu 12.04 temos uma interface de instalação idêntica sendo muito simples, fácil,possibilitando que ate mesmo usuários que estão tendo seu primeiro contato com o mundo linux consiga realiza-lá.

O Elementary OS é um sistema equivalente ao Windows com ambiente gráfico inspirado no Mac OS, mas com muitas vantagens para o utilizador comum: traz um conjunto de aplicações base suficiente para a maioria dos utilizadores, é seguro e instala praticamente todos os drivers necessários para os vários periféricos de forma totalmente automática. O Elementary OS destaca-se claramente em relação ao Windows pelo simples facto de ser um sistema bastante mais organizado e seguro. Não existe vírus nem spywares que o utilizador precise de se preocupar, nem existe necessidade de desfragmentar ou limpar resíduos para ele se manter rápido ao longo do tempo.

O conjunto de aplicações são baseados no Ubuntu sendo bastante completo, destacando-se: seu ambiente gráfico, facilidade de instalar do sistema operativo, fácil acesso, uso e instalação de aplicativos .

Download do Elementary OS Luna Final

Você pode fazer o download do Elementary pela página oficial do projeto, o download é gratuito e você pode optar por doar 10 dólares para ajudar na manutenção da distro.

Agradecimentos ao Cézar Henrique pelo texto.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!