Editorial

Você está pronto para encarar as novidades no mundo da tecnologia?

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender.”

Esta frase que achei aleatoriamente na internet, e da qual não sei a autoria, me chamou muito a atenção e me fez pensar.

Você realmente se considera preparado para a mudança tecnológica?

Se você usa Linux isto já uma prova de que tem uma mente mais aberta em relação a tecnologia, isso é bom mas não é tudo.

Para ser um bom profissional você não deve ser xiita e separar o joio do trigo sempre, saiba qual a melhor tecnologia para solucionar o seu problema, mas não faça pelo modo mais difícil só porque você não gosta de alguma empresa ou serviço.

Saiba usar o Windows, saiba usar Linux, saiba usar o Mac OS, o Android, o iOS, saiba configurar pelo menos as mais importantes interfaces gráficas do Linux, KDE, Gnom, Unity.

Seja mente aberta e você verá que todas as opções tem suas qualidades.

Conforme o ano novo se aproxima aquele clima de virada, de troca… fica no ar cada vez mais e mais, quem sabe o ano que vem seja o ano para você experimentar novas coisas no mundo da tecnologia, deixar de usar o Word e usar o Writter, procurar alternativas ao que você sempre faz, novos programas, novos desafios, novos aprendisados.

Ainda fico pasmo quando percebo que a maioria das pessoas mal sabe criar um e-mail sozinha, não tem a menor ideia do que seja computação em nuvem e não sabe a diferença entre um Galaxy e um iPhone; quero dizer que obviamente, ninguém é obrigado a saber destas coisas, mas estou querendo falar em especial às pessoas que fazem parte deste meio te tecnologia.

Para ser um profissional do futuro você precisa estar antenado a praticamente tudo que há de novo, uma missão praticamente impossível, mas ainda assim é possível tentar acompanhar o máximo quer der. 

Encontre a sua área de interesse e vá fundo, eu por exemplo, não faz tanto tempo que sou usuário de Linux, pouco mais de um ano e meio, porém quando comecei, e ainda agora, leio, leio, leio muito sobre o assunto, a ponto de me considerar um usuário médio/avançado no sistema.

Texto inconsistente 

Sim realmente, até agora eu falei tanto e não disse nada, mas vou tentar definir agora.

Este ano foi realmente muito especial para todos os que gostam do mundo Linux.

Perdi a conta de quantas vezes formatei meu computador para testar distribuições, configurações etc.

Eu vi o Linux se tornar o sistema mais usado no mundo em dispositivos móveis com o Android, vi o nascimento do até agora questionado Unity, do Gnome-Shell, e vi uma afirmação do KDE que me parece estar pronto para os Tablets e outros dispositivos móveis com seu Plasma a muito mais tempo que qualquer outro ambiente e pouca gente percebe.

A sim, e por falar em KDE, estou usando agora este maravilhoso ambiente, coisa que eu demorei muito para conseguir fazer, sempre tive meio que uma rixa com o KDE, sempre desconfigurava algo que eu não conseguia concertar, e os seus Kaplicativos, com K’s para todos os lados me deixavam nervoso, hoje acho até estiloso.

Aprendi a usar o Google, não somente o buscador mas todos os serviços que alguém que goste de T.I. possa querer.

Aprendi a instalar servidores apesar de eu não trabalhar diretamente com isso, aprendi muito sobre SEO, em fim, essas são experiências pessoas.

Cada vez que vejo um destes filmes, Piratas do Vale do Silício, A Rede Social, O Jeito Google de Trabalhar, penso, eu poderia ser um destes caras.

Para se tornar um bom profissional no mundo atual é preciso ser maleável e tolerar as mudanças, você gosta da internet e das coisas que tem nela?

Pare de ser um expectador e atue nela, crie Startups, sites, blogs, sabemos que você pode fazer muito, afinal num mundo dominado por grandes empresas, só o fato de usar Linux já nos pressupõe que você quer ser diferente.

Não sei se esse tipo de mensagem é característica de final de ano, pois este é o primeiro final de ano mesmo do blog, em um ano que eu e meus colegas nos dedicamos muito a este projeto chamado Diolinux e cá entre nós, este foi um dos piores textos que já publiquei, pouco café faz isso com a gente né?

Fiquem com a Frase título, e realmente muito obrigado se você leu até aqui. Aprenda tudo de novo sempre! 

“Sou o que sou pelo que nós somos” – Ubuntu

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!