Editorial

O que fazer sem o MSN? – Fique calmo ele não vai acabar

A Microsoft anunciou o fim do Windows Live Messenger

Ontem (06/11/12) a Microsoft divulgou que irá descontinuar o popular Windows Live Messenger, ou MSN, no próximo semestre, segundo a empresa os contatos serão migrados para o Skype assim você poderá usar o programa sincronizando a sua conta Microsoft com a conta Skype.

Esta foi a notícia, agora o meu parecer…

Bom, não posso dizer que vou sentir falta do MSN porque já não o usava, a um bom tempo que o Gtalk e o chat do Facebook o substituíram, na minha opinião até com mais qualidade.

Estou escrevendo porque vi muitas pessoa numa chiadeira sobre o término do MSN, mostrando-se desamparadas e até tristes.

criança-chorando

Eu dou aulas de informática e hoje quando comentei sobre o assunto para alguns alunos pude ser a cara de tristeza de pessoa que tem o MSN como o principal meio de comunicação na Internet.

Há um certo tempo, antes de usar somente Linux nos meus computadores, eu era um usuário fiel do Windows Live Messenger e tudo que se envolvia com ele, mas fui deixando de usá-lo com o tempo.

Não há motivo para pânico

O que não ficou muito claro, devido a tanto murmurinho, é que o MSN PROGRAMA que vai acabar e não o protocolo do MSN, o Windows Live Messenger e seus aplicativos oficiais móveis é que vão terminar, a unica diferença é que com o lançamento do Skype 6 para Windows e Mac ( a versão mais atual para o Linux ainda é a 4 ) os contatos que você costumava ver na janelinha do seu MSN agora estarão no Skype, basta sincronizar as contas. Além do mais outros serviços devem continuar dando suporte ao protocolo, como mensageiros online como o IMO.IM e o Ebuddy, vale lembrar que:

Você não vai ficar sem os seus amigos!

O uso do Skype

Acredito que o uso do Skype e a sua preferência da Microsoft é uma decisão acertada, o Skype é um programa muito superior ao MSN, para quem não conhece, com o Skype é possível conversar via texto, assim como é feito no MSN, além de fazer video chat, audio chat e até mesmo fazer ligações para celular com créditos Skype que você pode comprar.

7ifNcBlBgEpza1shXFFVHLKR6UyL2kvgeAq5sgcZgiLPF2yEHPN5YVOPkw84VatiufodhE

Mas tenho um pouco de receio da Microsoft não lançar uma versão do Skype que suporte essa junção de contas para a plataforma Linux, acredite se quiser, muitos usuários dão extrema importância ao MSN, mesmo no Linux, e falta dele pode fazer com que as pessoas procurem plataformas alternativas.

Por outro lado, como os programas Linux são bem maleáveis, acredito que os desenvolvedores adaptem os programas, como o Pidgin e Empathy para suportar o protocolo MSN que será embarcado no Skype.

Mas sabe, você não precisa deles…

Você não precisa usar MSN e nem Skype

Eu mesmo sou um exemplo de que estes programas são dispensáveis, tenho o Skype instalado na minha máquina, mas muito raramente abro ele, acredito que ele seja mais útil do meu Android onde uso com maior frequência para falar com quem eu quiser usando a internet, o que barateia um pouco o custo da ligação.

Tudo o que você procura no Skype e no MSN existem no Google, temos o Google Talk, temos os Hangouts do Google +, chat em grupo, compartilhamento de arquivos e temos o Google Voip para fazermos ligações, e que assim como Skype você deve comprar créditos para poder usar, ou seja, você está muito bem amparado na plataforma Google.

Recomendo que leia este post escrito pelo colega de blog, Junior  – Mande o MSN para o espaço então você conheça boas e leves alternativas que independem do sistema que você usa.

Na verdade o protocolo de comunicação se torna bom quando os seus amigos estão nele, sendo assim convença os seus amigos a usarem o que você usa. 

Eu sou do tempo do Orkut, acho que foi minha primeira rede social, e lembro como demorei um pouco a migrar para o Facebook, tudo porque os meus amigos ainda não estavam por lá, agora o Orkut é história.

E você leitor, o que achou da decisão da Microsoft? Usa o MSN ou prefere outros canais?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!