AndroidAplicativosGamesTutoriais

Como rodar games e Apps do Android no Linux – Tutorial

Use o sistema Android juntamente com a sua distribuição

Todos já conhecem ou já ouviram falar do sistema Android do Google, ele como sabemos é voltado para dispositivos móveis, como Smartphones e Tablets, mas cá para nós se existisse uma versão para desktop possivelmente eu a usaria.

Existem vários pontos nesta longa caminhada de tentar rodar o Android no Linux, etc. Existem iniciativas reais como o Android x86 e ainda sonhos de juntar plataformas como o Ubuntu e o Android e por enquanto são somente projetos.

O ideal a princípio seria o uso o Android x86, porém, este ainda está em fase de testes e é muito pouco compatível com hardwares variados.

Eis que surge uma luz para usarmos o Android e seus aplicativos com o auxilio do Virtual Box através do projeto AndroidVM.

Tux Android

Rodando aplicativos e games em 3D no Linux

Primeiramente gostaria de deixar claro que os procedimentos a seguir podem ser utilizados em qualquer distribuição, porém como eu uso o Linux Mint e Ubuntu os procedimentos serão descritos nesta distribuições, em caso de dúvidas use a sessão de comentários do site.

O que é o AndroidVM?

A ideia inicial do projeto é simples, executar tão bem quanto possível o Android em plataformas virtuais como o Virtual Box. As últimas versões disponíveis estão na ultima versão do Android também, sendo assim, nova máquina virtual Android vai rodar a versão Jelly Bean do Sistema, neste projeto foram adaptados recursos do sistema para ser rodado exclusivamente no Virtual Box, desta forma o uso de outro emulador de máquina virtual é desaconselhável, porém o mesmo projeto deverá rodar no Windows também, desde que este use o Virtual Box também.

Instalação e configuração

Gostaria de informar que li a respeito desta notícia no Ubuntu Vibes, mas como seguindo somente aquelas instruções não obtive o melhor resultado, estou reescrevendo com algumas mudanças e observações.

Você poderá baixar os arquivos necessários através desta página. Os arquivos OVA que estão dispostos e os Android VM estão na versão Jelly Bean, o que diferencia um do outro é a resolução da tela, algumas são mais adequadas a versões de smartphones e outras adaptas para tablets.

Você pode baixar a que quiser, mas quiser baixar a mesma que eu, baixe esta.

O Ubuntu Vibes sugere que baixemos também, outros arquivos, como o Android VM, particularmente estes arquivos não fizeram uma grande diferença, a ideia do AndroidVM é executar o sistema operacional do Google em uma tela em separado. Baixe o arquivo mesmo assim, caso você não utilize como eu, bastará deletá-lo. Existem versões para Windows, Linux e Mac, baixe a versão para Linux referente a arquitetura do seu processador, se for 32 bits ou 64 bits, caso você não saiba como verificar qual é a arquitetura do seu sistema, sugerimos que leia este artigo e depois volte aqui.

Instalando o Virtual Box

Para usarmos os arquivos que baixamos vamos precisar instalar o Virtual Box, em ambos os casos no Linux Mint ou no Ubuntu, você poderá instalar via central de programas, caso prefira via terminal faça:

sudo apt-get install virtualbox

Se preferir também é possível baixar o pacote .deb diretamente no site e ainda temos este tutorial para instalar no Ubuntu a última versão do programa.

Depois de instalado o Virtual Box

Precisamos configurar a máquina virtual para que ela dê acesso a rede ao Android que vamos instalar, para isso acesse o menu de configurações do Virtual Box e na guia Rede ou Network, adicione uma nova conexão:

virtual box

Dê OK, e adicione o arquivo OVA que você baixou na máquina virtual, depois da importação, vá nas configurações do sistema da máquina virtual Android:

Virtual Box Configurações

Na aba de configurações do sistema o mais importante é habilitar a aceleração por Hardware, na aba aceleração, nas abas processadores e placa-mãe, você define quanto do processador da sua máquina será dedicado ao Virtual Box e quanta memória, obviamente quanto mais processador e memória melhor.

Outra modificação que devemos fazer é na guia Monitor, habilite a opção aceleração 3D.

Virtual Box no Linux

Nesta mesma aba você pode aumentar a memória de vídeo até 128 ( no meu caso ), deixe no máximo.

Na aba que se refere a configurações de rede vamos definir qual será o adaptador de rede da nossa máquina virtual.

b2Md0zGPc2dl1vuNAZRZmna8ySJCtHIUYE7yV1BEhluD2MZ Vs rJ2Am93XPgAWwF9Pl0QfYywfOOgThlfe LFLsODfSTLqCF4p9JtPwrlx q65p8TBymYRgBrQPacwIYA75jmal

Vamos selecionar a conexão que criamos no primeiro passo selecionando a opção, Host-only Adapteer ou Placa de rede exclusiva do hospedeiro em português.

Agora vamos rodar o Android

Feitas todas as configurações, agora é hora de botar o Android para rodar, dê dois cliques na máquina virtual ou clique em iniciar ( start ).

As configurações normais do Android ( para Tablet se você baixou o mesmo arquivo que nós) se seguirão, aceite os termos, cadastre a sua conta Google..

O mouse será equivalente ao seu dedo na tela do Android, na tela de bloqueio deslize para o cadeado aberto para desbloquear o sistema.

Android rodando no Linux Mint pelo Virtual Box

Depois que você abrir o seu sistema existe um pequeno app para a configuração do AndroidVM, clique nele e habilite a aceleração 3D por OpenGL.

p0nnqbC397YFypfRp2k7TF0zEuK8ue641 gwvOOBD42fDAU1sE20wh0mdSBiwsvz41j1tGCANHLrMFbArnzK1YqNU9F3ipveBpPzWjW72RqFiLymM6i5ecbD8lyQPb 5qC91 66A

Depois disso o sistema vai reiniciar, após isso você poderá usar o Android normalmente, instale alguns apps pelo app do Google Play, alguns jogos 3D e teste o sistema.

Confira algumas telas:

Android rodando no Virtual Box
Android rodando no Virtual Box
Android rodando no Virtual Box
Android rodando no Virtual Box
Android rodando no Virtual Box
Android rodando no Virtual Box

Uma dica um tanto obvia, eu sem pensar instalai o Game Speed Night Moto, jogo que se utiliza dos sensores de gravidade dos smartphones e tablets, coisa que obviamente a máquina virtual não disponibiliza, nem você virando o monitor rsrsrs, portanto procure games que não se utilizam deste recurso.

Alguns games infelizmente não rodam, como foi o caso do Resident Evil 4, mas dá pra fazer testes dos seus softwares, e ainda usar alguns bons recursos do sistema Android.

Se a sua intenção é usar a VM para testar os seus programas, talvez lhe interesse em conhecer a suite SDK para programar para Android que é possível instalar no Ubuntu, acesse aqui.

Opcional

Como citamos anteriormente, no artigo do Ubuntu Vibes eles se utilizaram um arquivo chamado AndroidVM para rodar o Android Externamente, quero deixar claro que para mim não funcionou, mas caso você queira tentar, basta extrair os arquivos que você baixou, abrir o terminal e navegar até a pasta de arquivos extraídos e rodar o comando:

./run.sh 1024 600 160

Usando os parâmetros de resolução e DPI que você desejar:

Até a próxima pessoal, dúvidas, críticas e sugestões use a sessão de comentários. Até mais.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!