AndroidNotícias

Apple processa Google e Android | FanBoys e Coorporativismo

Pela primeira vez Apple inclui o Android nas suas acusações de violações de patentes

Hoje li esta notícia no IDGNow relatando mais uma vez que a Apple está processando a Samsung incluindo mais alguns modelos, incluindo o novo Galaxy Note 2.

Até aí nada de novo, a diferença é que agora o Google e o Android ( Jelly Bean) foram inclusos no processo por violar patentes. A acusação no caso do Android é por ele usar uma interface parecida com a do iPhone, e ter funcionalidades semelhantes.

Minha opinião – Fanboys e copy/paste

Uma coisa é clara, o medo que a Apple tem de ser passada pra trás ( e já foi em alguns segmentos ), lembre-se da história, antigamente a briga principal era com a Microsoft, onde o Windows suplantou o Mac OS, os Macs não são usados em servidores onde o Linux domina amplamente, o único segmento que a Apple reinou segura ( até pouco tempo ) era o de Tablets e Smartphones, foi então que surgiu uma empresa Sul Coreana chamada Samsung em parceria com a empresa mais onipresente do mundo, a Google ( com seu Android ), e criou uma plataforma boa a suficiente para ser concorrente.

As acusações são sempre em cima de roubo de propriedade intelectual na sua maioria, certo a Apple tem que se conformar que como pioneira que foi acabou ditando alguns padrões, como os Smartphones com a tela sensível ao toque, e é natural que outras empresas do mesmo segmento baseiem seus modelos em moldes de sucesso.

Mas uma coisa que acho estranho, como será que a Google iria copiar o iOS? 

Ele é mais fechado do que o Windows ( mas é melhor!), ter um iPhone na mão, acredito eu, não é o suficiente para copiar o sistema certo? OK, você poderia observar o comportamento do OS, e então fazer com que o seu tenha as mesmas funções, logicamente seria muito mais fácil a Apple copiar o Jelly Bean do que o contrário, o Android, sistema livre baseado em Linux que é, certamente é mais “estudável” do que qualquer iOS, e antes de mais nada ainda em 2008 já existiam protótipos do Jelly segundo o site Gizmodo.

Uma coisa é certa, pra Apple se manter ativa ela precisa de mais FÃS do que USUÁRIOS, conheço alguns donos de iPhones que venderiam a alma para o Tim Cook caso a Apple precisasse de ingredientes raros para o iPhone 6.

Claro, quero dizer que nem todo usuário de produtos da Maça é deste tipo, boa parte são realmente só usuários, e não ligam tanto para a marca, afinal os iPhones e os iPads são produtos de excelente tecnologia e qualidade, o que me admira é o Fanboy da Apple que compra seus dispositivos só por que tem uma Maça de Cupertino estampada “na lataria”.

Do ponto de vista coorporativo

Apple depende da Samsung para peças do iPhone

Um coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, já diz o ditado, é meio retórico até, a Samsung obviamente lucra mais com a Apple do que o contrário, inclusive a Apple é muito dependente da Samsung, o tão poderoso chip de processamento A6 do iPhone e as memórias RAM do mesmo são produzidos pela Samsung. Imagina se a empresa resolvesse boicotar o iPhone o que aconteceria?

Comparação de produtos

Quer vender seu rim para comprar um iPhone, ou que tal comprar o Galaxy S3 e vender o outro rim?

E ainda tem gente que diz que comprar iPhone é coisa de rico, mas vai lá e compra um S3 com o mesmo valor praticamente, irônico no mínimo, porém pelo menos ao comprar um S3 você estará pagando por um Hardware superior com um processador mais potente, mais memória e capacidade de alterar o aparelho, adicionando cartões de SD, com uma tela maior e que não é preso ao Mac Mundo.

É interessante analizar o custo benefício sem olhar a marca

Sinceramente, qual a vantagem do iPhone? Ele é um aparelho execelente, mas se você for comparar valores do último lançamento e comprar outros Smartphones, como o HTC One X Plus chega a ser covardia, o HTC deixa o S3 para trás e faz o iPhone 5 parecer uma calculadora ( científica ).

Até que ponto vale a pena pagar pela marca?

Pense no que é melhor para você, o que vai suprir suas necessidades.

Em vez de perder tanto tempo atrás de patentes ( que nunca são comprovadas ) e investir para criar um iPhone novo com mais recursos do que um tamanho maior e um sistema de mapas que não funciona! Tirar um tempinho pra ensinar a Siri a falar português direito também não seria mau negócio, portar a internet 4G no Brasil também não. Foco né?

A Apple também é processada!

Enquanto as luzes dos holofotes ficam sobre o processo contra a Samsung, do lado escuro do palco a Apple também leva seus processos.

A própria Samsung afirma que o iPhone 5 violou 8 patentes do Galaxy S 3, na Coreia, 27 Mil usuários de iPhone pretendem processar a Apple por invasão de privacidade, não podemos também esquecer que este ano a Apple deixou vazar a informação de mais 12 Milhões de usuários de iPhone como noticiamos nesta matéria. 

Ou seja, nem tudo são flores, esse tipo de disputa só serve para atravacar a desenvolvimento da tecnologia móvel no mundo.

Qual sua opinião a respeito?

E para acabar com a tensão artigo, vou deixar uma imagem muito legal que descreve a anatomia de um FanBoy qualquer:

anatomia de um fanboy
Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!