Sistemas operacionaisTutoriais

Tutoriais para Iniciantes #3: Como acessar arquivos em rede Windows pelo Linux

Conheça o Samba

Você já tentou acessar uma rede windows pelo Linux usando “\arquivo” por exemplo e não teve sucesso? Então este artigo é para você.

kqavfYmwvWBZAnnRw ynbjY7tjvLE6c8x1Fo1cYEdQGnHF5GHAi614O qULueunWNIaMT45Po7bA3jsGbiImZdOmXGrcvJkyUYUTW3IpzBjfapPJsGtZnVACbhpUMsWEm9D5yeVz

Para acessar redes Windows, o Ubuntu ( e o Linux em geral) usa uma aplicação chamada Samba, que nada tem a ver com as festas brasileiras, com ela você poderá acessar as redes Windows e compartilhar pastas em rede também.

O Samba se divide em duas aplicações, o Samba Cliente ( Samba client) e o Samba Servidor ( Samba Server). Neste artigo vamos abordar a utilização do Samba Client porque ele já vem instalado no Ubuntu e no Mint ( O Mint vem com o server também), o Server será abordado em outro post.

Como acessar as redes Windows pelo Ubuntu ou Mint

Existem duas maneiras de se fazer isso em modo gráfico, podemos usar o contexto no navegador de arquivos ( Nautilus, Nemo, Dolphin…) para acessar a rede.

NNyvPc4T4EIZv1cZ3e5AtD7pVKuWI345Wd78N6dodkySRCmEZIDEFDfEnEO25S 7V673RA2gph98Nuw1uEmkpTz5do8Znwp 2d8uw7UhRIRIcBPwsRkbjEIanXNdgySdvzJFW2 t

Desta maneira você poderá acessar a rede Windows, dependendo da configuração da rede poderá ser pedido senhas de usuário para acessar determinadas máquinas.

Outra maneira de se fazer, é utilizando a barra de localização no navegador de arquivos da sua distribuição. O interessante é que muitas máquinas que exigiam senha entrado pelo método acima desta maneira, ainda pediram senha, mas foram invadidas pelo Linux mesmo sem a senha ser digitada, o que nos mostra que o Windows quando não devidamente configurado nos mostra falhas de segurança tolas.

Pois bem, para acessar desta segunda forma, abra o seu gerenciador de arquivos, Nautilus no Ubuntu, no exemplo usarei o Dolphin pois estou usando o KDE. e digite na barra de endereço:

81GnsGJUnBswyf7UBINC4jOKG4Sw8rH0FEJaf1iAGkxhVnv8buRNCpVgsPlyGM0 Gq9Y

Dica: Para a barra de endereços ser editável precione CTRL+L

Diferentemente do Windows, fique atento, você precisará digitar SMB://NOME_DO_COMPARTILHAMENTO-MAQUINA_QUE_VOCE-QUER_ACESSAR sempre usando minúsculas, lembrando que a palavra arquivo do exemplo é só um exemplo mesmo, poderia ser smb://secretaria etc.

Agora você já pode acessar os documentos compartilhados na sua casa ou empresa sem precisar abrir mão do seu Linux.

Até o próximo tutorial, acompanhe a nossa série de artigos para iniciantes através deste link

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!