SoftwaresTutoriais

Como rastrear seu Notebook ou Smartphone roubado com o Prey

Bom, acredito que devem existir poucos motivos para você estar lendo este artigo, ou você é realmente uma pessoa precavida ou você teve seu dispositivo roubado ou perdido.

Se você é precavido parabéns, mas realmente há uma grande possibilidade de você estar lendo isso porque seu tão querido aparelho já não está mais com você.

Eu infelizmente faço parte do segundo grupo, pois recentemente um notebook foi roubado da minha família. Agora é tarde demais para pensar em rastreamento, mas a lição foi aprendida. Vamos ao artigo então.

Conheça o PREY

O PreyProject é um projeto de rastreamento Open Source multiplataforma, e quando digo multiplataforma é multiplataforma mesmo! Ele pode ser usado em dispositivos que rodam Android, iOS, Windows, MAC, Linux e em especial para Linux temos versões empacotadas para praticamente todas as distribuições.

Bom primeiramente visite a página do projeto e crie uma conta.

Verifique o seu E-mail para ter certeza do cadastro, depois de se certificar é hora de baixar a aplicação para o seu dispositivo.

Baixe a versão para seu sistema operacional neste link

No Android e no iOS você pode usar a Google Play Store e a App Store respectivamente.

No meu caso baixe a versão para Ubuntu para o meu notebook e por este motivo o tutorial segue com as configurações no Ubuntu, mas elas não são diferentes das dos outros sistemas, apenas a maneira de instalar.

Com o arquivo no seu pc com Ubuntu, use o Gdebi para instalar o pacote .deb. Caso você não tenha esta aplicação no Ubuntu você pode usar a própria central de programas.

Obs: Na central de programas do Ubuntu há uma versão do PREY, mas ela está um pouco desatualizada, recomendo baixar a versão mais nova do Software.

Depois de instalado procure por “PREY” na Dash do Unity ou no menu da sua interface gráfica:

Será necessário digitar a senha de ROOT para acessar a aplicação.

Configurando o Prey no Ubuntu

Na aba “reporting mode” você tem alguns configurações de opções pessoais a fazer, supondo que você já tenha criado sua conta no PREY anteriormente, agora é a hora de digitar o Email e a senha da sua conta. Marque a opção “CREATE A NEW DEVICE IN MY CONTROL PANEL” para criar um novo dispositivo no painel de controle do PREY na web, logo mais o programa irá fechar e ficará sendo executado em segundo plano, não se preocupe ele não afeta o desempenho da máquina.

Se tudo está instalado devidamente podemos fazer um teste. Acesse a página do PREY e faça login no canto superior direito.

Prey Login

Com isso você terá acesso a seu painel de controle.

Painel do PREY

No meu caso, coloquei meu smartphone e meu notebook, para ver as opções que incluem disparar um alarme entre outras basta clicar no dispositivo desejado, na versão free que é a que estamos usando  você pode cadastrar até 3 dispositivos.

OBS: Repare que existe um bug na imagem, apesar de eu ter instalado o prey no meu Ubuntu o ícone que aparece sobre a miniatura do Notebook é do Windows (¬¬).

Eu fiz um teste com o alarme e realmente funciona, teve um delay de uns 5 min da ativação do alarme até a execução remota, mas funcionou.

Isso é tudo pessoal, ninguém gosta de ter algo de valor roubado, ainda mais um aparelho que pode conter muitas informações pessoais. Então vale o ditado, melhor prevenir do que remediar.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!