Notícias

Apple vence primeiro round em disputa com Samsung

E foi quase um nockout, se você acompanha o Diolinux com um certa frequencia deve ter percibido que relatamos seguidamente as reviravoltas e ações da disputa por patentes entre Samsung e Apple.

Pois bem, hoje o caso teve um desfecho, ou o começo de um pelo menos…

O júri ouvido em um tribunal na cidade San Jose, na Califórnia, deu ganho de causa para a maioria das propriedades intelectuais que a companhia liderada por Tim Cook vinha questionando no demorado litígio judicial. Portanto, a Samsung deve pagar mais US$ 1 bilhão de indenização.

Não precisa ser vidente para imaginar que a coreana vai recorrer da decisão. Ela pode e certamente vai, ainda que a cifra bilionária não inviabilize a operação da Samsung. Nem de longe – como maior fabricante de celulares no mundo, eles podem pagar o valor brincando. Mesmo.

Para ser mais exato, o júri decidiu que a Samsung deve pagar US$ 1.051.855.000.

O júri decidiu como procedente as reclamações da Apple de que produtos da Samsung infringiam a identidade visual da Home Screen do iPhone e a traseira preta do iPhone. O Galaxy Tab, por outro lado, não infringe patentes do iPad, de acordo com a mesma decisão.

Árvore de Dinheiro

Além de decidir majoritariamente a favor da Apple, o fim deste litígio assegura a validade das patentes do gigante fundado por Steve Jobs. A Samsung vinha questionando a legalidade de uma série de patentes para itens óbvios ou que existiam antes de serem “registrados” no escritório de patentes americanos. Agora a Apple tem a certeza de que poderá disputar com as mesmas patentes em mãos noutros casos.

Para recapitular: a Apple foi à briga com a Samsung por conta de diversas similaridades entre produtos vendidos pelas duas empresas. Após ambas apresentarem uma série de provas, laudos técnicos e testemunhas, o júri formado decidiu em favor da Apple na maioria das questões. A dinâmica do júri inclui responder “sim” ou “não” para uma série de perguntas determinadas pela juíza Lucy Koh e assistentes.

A disputa judicial que termina nessa sexta-feira tem como origem a plataforma Android. Steve Jobs em pessoa disse a seu biógrafo que estariam preparados para ir a uma “guerra termonuclear” com quem ameaçasse a inovação do iPhone. Foi o que fizerem. Primeira grande vitória da maçã.

Com informações: Engadget e Tecnoblog

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!