Editorial

10 dicas de segurança digital

Exemplo de falhas de segurança não faltam pela rede então algumas dicas nunca são demais. A seguir separamos dez que com toda a certeza vão te ajudar. Selecionamos algumas dicas para você internauta que faz da internet uma extensão da sua vida ( quando não a própria vida).

1 – Sempre armazene seus dados em um disco externo (preferencialmente com opção de criptografia). Desta forma, quando for levar o equipamento para conserto, você só levará o computador e seus dados estarão seguros em sua casa.

2 – Nunca forneça a sua senha ao pessoal da assistência técnica. Caso seja necessário, crie um usuário temporário em seu sistema para que o técnico possa utilizar.

3 – Utilize um bom anti-virus e antispyware/malware. Eles ajudam bastante caso a tentativa de obter seus dados seja feita através de uma execução remota, ou seja, pela internet.

4 – Utilize criptografia nos diretórios onde há informações sensíveis.

5 – Escolha senhas fortes, com 8 ou mais caracteres; o ideal é que tenham no mínimo 14 caracteres. Combine letras, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la.

6 – Troque sua senha em 45 dias/60 dias

7 – Somente acesse endereços de sites confiáveis, verificando se o link demonstrado é realmente o link que o endereço está sendo apontado. Ao entrar no site, verifique se todos os links funcionam corretamente. Muitos fraudadores lançam mão de páginas reais para fazer uma cópia, e nestas páginas clonadas a maior parte dos links não funciona.

8 – Remova e-mails que chegam para você com propagandas não solicitadas, de modo a evitar alguma possível contaminação da sua máquina por vírus.

9 – Quando for comprar pela internet, escolha lojas que você conheça, que tanto o ambiente físico quanto no virtual apresentam o mesmo nível de qualidade. Quando for finalizar a compra, verifique se existe um cadeado no rodapé da página. Clique nesse cadeado para verificar a existência de um certificado digital válido. Esse certificado indica que a empresa onde você está fazendo a compra está seguindo os preceitos legais da internet no Brasil para compras online

10 – Certifique-se de que está trabalhando em um ambiente seguro sempre que for inserir informações do seu cartão de crédito ou dados de cunho pessoal, como CPF. Empresas de certificação digital possuem bandeiras disponíveis em links na página da compra. O consumidor deve clicar nesses links para verificar se estão abrindo corretamente. Assim, é possível ter mais garantia de que as informações que você disponibilizou serão protegidas e não serão utilizadas por outras pessoas.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!