Notícias

iProblem: Apple contra as árvores?

Hoje lendo uma matéria do Jornal da daqui me deparei com a notícia de que a Apple enfrenta problemas para tornar seus produtos ambientalmente utilizáveis.

Que a Apple é referência em tecnologia ninguém duvida, mas já é sabido o tanto de polêmica que a empresa do finado Jobs se envolve, principalmente ( e ultimamente) com a Samsung envolvendo violações das (muitas) patentes que a Apple teria sobre os modelos de Tablets, os iPads, alegando que a Samsung estaria “roubando suas ideias”, recentemente noticiamos que a Apple seria obrigada a  pedir desculpas à Samsung.

A Polêmica do dia envolve a Eletronic Product Enviromental Assessment Tool (Epeat), uma instituição que é usada para avaliar o quão ambientalmente corretos são os produtos eletrônicos, embora a empresa (Apple) afirme ser lider em produtos ecologicamente corretos NÃO FISCALIZADOS pela Epeat, a Epeat por usa vez aponta as iCoisas da Apple como tecnologia de difícil reciclagem.

Selo da Epeat será removido dos Mac's

Entenda o que é a Epeat:

A Epeat é uma avaliação voluntária a qual fabricantes de monitores e computadores se submetem para medir o quanto os produtos evitam agredir o ambiente. O selo no entanto, é condição essensial para que os produtos sejam comprados por uma série de empresas e governos, incluindo prefeituras e autarquias brasileiras. Com a desisão da Epeat, 39 computadores desktop, monitores e laptos deixarão de levar o selo ouro, o mais alto conferido pela Epeat e que a Apple ostentava desde 2007.

Existe um ranking feito pelo GreenPeace que coloca o Google como a empresa de Tecnologia mais amiga do Ambiente, existem outros citados bem colocados, como o Yahoo, a Apple não aparece entre os 15 primeiros nomes.

A retirada do selo da Epeat implica em algumas coisas para a Apple, a prefeitura de San Francisco por exemplo já anunciou que terá que retirar de seus orgãos públicos os produtos da Apple.

Depois disso, quando procurada a Apple  respondeu em defesa ( com um chororô incrível):

É importante notar que, além de não medir as toxinas e outras áreas ambientais, o Epeat nao avalia smartphones ou tablets.

É evidente que essas duas áreas são de vital importância para a Apple e não abrangidas pela Epeat. 

A Apple fez mais do que qualquer outra tecnologia na história recente para ser ambientalmente amigável. Além disso, a Apple publica tudo o que faz e a sua pegada de carbono em seu site. Novamente, isso é algo que Epeat não mede.”

                                                                                           Apple

apple_maça

Com tudo isso, a Apple se torna a única grande empresa de tecnologia a não ter o selo?

E você o que pensa sobre o assunto? Acha que a Apple está certa?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!