GNOME Shell sem driver 3D
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GNOME Shell sem driver 3D

A experiência padrão do GNOME 3 – a partir da versão 3.4 – está disponível para todos (ou quase todos), independentemente do hardware ou driver suportar 3D ou não.

 Isso inclui as máquinas virtuais e o driver VESA.

Drivers caducos do X.Org (sem suporte nativo DRI2) não terão mais aceleração ativada via DRI1 (DRI = renderização 3D por hardware na GPU).

No lugar, usarão o LLVMpipe, que é mais eficiente (LLVMpipe = “GPU virtual”). Ou seja, usuários com hardware sem suporte 3D OpenGL DRI2 nativo terão agora aceleração 3D por software, via CPU, com a utilização do driver LLVMpipe (que é baseado no Gallium3D driver).

 Não é o mesmo desempenho do suporte nativo, mas o suficiente para ter os efeitos do GNOME Shell (e poderá ser utilizado até pelo Unity/Compiz – e tornar o Unity-2D desnecessário).

 Os drivers afetados são:

  • i810, 
  • mga, 
  • r128, 
  • savage, 
  • sis, 
  • tdfx, 
  • unichrome (e openchrome). 

 Hardware afetado inclui todas as variantes de:

  •  Intel i810 and i815 motherboard chipsets Matrox MGA G200, 
  • G400,
  •  G450 and G550 cards 
  • ATI Rage 128 cards S3 Savage 3D and Savage 4 cards 
  • SiS 300, 540, 630, and 730 chipsets 3dfx Voodoo 3, 
  • Voodoo 4, and Voodoo 5 cards VIA Unichrome and Unichrome Pro chipsets 

 Hardware afetado pode funcionar melhor ou pior, dependendo da aplicação específica e poder de processamento. Para ser claro: foi removido o apoio DRI1 3D para chipsets mais antigos – foram modificados para um melhor desempenho com LLVMpipe. Drivers 2D nativos ainda serão fornecidos para o hardware afetado.

 O Fallback, a interface clássica, está com os dias contados.

 PS: tudo isso graças aos esforços dos desenvolvedores do Fedora/Red Hat, do Chrome/Chromium OS (Google) e de outros que trabalham na pilha de software Mesa / Gallium3D. Thank you guys!

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