Como navegar com segurança em redes Públicas

Ontem recebi um e-mail de leitor, no e-mail ele me pedia um tutorial sobre uma maneira segura de acessar redes wi-fi públicas.
Essa é uma questão importante, hoje em dia podemos nos conectar a redes públicas, em praças, shoppings, aeroportos e enfim.
Segue algumas dicas para a navegação segura na internet.


-Privacidade


Numa rede pública e aberta, a sua privacidade pode estar compromentida, portanto não use redes públicas para acessar informações de cunho muito pessoal, como a sua conta bancária, dê preferência a redes privadas para isto, se você usa Windows procure desabilitar o compartilhamento de rede.




-Acesso por dispositivos móveis


Os smartphones são campeões de acesso em redes públicas, por serem de um transporte mais fácil e terem na maioria das vezes uma navegação que não deve muito aos notebooks convencionais, eles também são alvo de crimes cibernéticos, muitas informações pessoais estão embarcadas no seu dispositivo. Se você usa o Android procure usar um Software antivírus e nunca esqueça de bloquear o aparelho com senha( para o caso de perda do equipamento).


-Cuidado com vírus.


A dica de usar um bom antivírus (ou usar Linux) vale aqui também, claro em especial se você usa algum sistema da Microsoft, existem uma infinidade de bons antivírus gratuitos para serem utilizados.


-Crie senhas difícies


Nada de “12334568”, ou usar o próprio nome, essas normalmente são as primeiras opções de alguem que quer roubar alguma senha, crie senhas difíceis com mais de 10 caracteres e mude a senha periodicamente.


-Redes Sociais



A maiorias da pessoas quando está conectada a internet acessa as redes sociais, agora um dica importante que algumas pessoas não fazem, utilize a opção de logout, sair, ou a opção correspondente a se deslogar da rede.


-Use navegadores atuais.


É importante usar um navegador atualizado, softwares defazados constuma ter falhas de segurança que as versões atuais já corrigiram, muitas pessoas que eu conheço que usam o WinXP ainda utilizam o IE6, coisa que a própria microsoft desaconselhou.


-Cuidado com Downloads


Muitas vezes um arquivo com nome inocente pode acarretar em algo muito maior por exemplo, “cazuza.mp3.exe” ou “cazuza.mp3.sh”.


-Cuidado com E-mails falsos



As vezes recebemos em nossas caixas de e-mail, e-mails de remetentes conhecidos mas que vem com algum tipo de trojan que pode danificar o nosso sistema, e-mails informativos de bancos ou de orgãos públicos podem ser descartados sem medo pois estes tipos de instituição não trabalham desta forma a não ser que seja solicitado e mesmo assim em caso exepcionais.


-Cuidado ao fazer cadastros


Alguns sites exigem cadastro para que seja possível acessar o seu conteúdo, só passe suas informações quando tiver certeza do que está fazendo, de qualquer forma, é bom evitar fazer este tipo de cadastro em redes públicas.
-Onde entra o Ubuntu nessa história?


Bom, na verdade só o fato de você acessar redes públicas usando o Linux já reduz drasticamente a probabilidade de ser afetador por trojans e rootkits, independente da versão Linux que você estiver usando. Se você não usa o Ubuntu ou qualquer outra distro Linux, ainda pode se beneficiar do sistema paregando um Live PenDrive sempre consigo (ou fazer um dual boot), acredite navegar na internet pelo Linux não é dificil, está muito longe disso visto que os principais navegadores estão disponíveis para todas as plataformas. Depois, se você quiser voltar ao sistema proprietário fique a vontade.


-Caso você seja paranóico.



Suponhamos que você já usa Ubuntu (ou qualquer outro Linux like) e mesmo assim queira se proteger ainda mais, você pode habilitar o Firewall do Sistema e usar o modo navegação anônima do seu navegador.


Claro, vale resaltar que o principal fator de segurança é o próprio usuário do computador/tablet/smartphone. Por mais que você use todas as proteções e as dicas sitadas neste artigo cabe a você mesmo não clicar em links maliciosos, ou cair em truques, passar informações etc…


E você o que faz para se proteger enquanto usa a internet?

Talvez Você Também Goste