O CentOS é uma distribuição de Linux que se diferencia das demais opções disponíveis pelo foco no ambiente empresarial, embora possa ser usada tranquilamente por qualquer usuário sem nenhum tipo de problema.

O objetivo dos desenvolvedores é fornecer um ambiente de operação totalmente compatível com o código binário, permitindo uma adaptação fácil a qualquer tipo de hardware, sem deixar de lado as aplicações – que, no final das contas, é o que faz a diferença entre optar entre sistemas operacionais diferentes.

A maior vantagem do CentOS em relação a outras distribuições disponíveis é a proximidade que os desenvolvedores têm com a comunidade de usuários.

É bastante fácil entrar em contato direto com eles para a troca de ideias e críticas sobre o que deve ser melhorado nas próximas versões – isso sem contar com listas de discussão, fóruns e chat por IRC da comunidade.

LyUE31vZfmFjryXu rUlCqFQ6baJeKSACI QmNVvLVpDWdlv6l8a8RdNroqhhQiQeHT7 p1FV 9nmJ6jZae1JVx1edJ UuQowLa48vqvub8lz0jR Sn1jR9i1mgBGJr4WJTo8q7

Como instalar

Antes de realizar o download do CentOS é importante levar em conta a arquitetura do processador utilizado pelo computador. O link disponível para download é a da versão x86_64, que não é compatível com todos os hardwares do mercado. Abaixo segue a lista dos processadores compatíveis e o link para a versão i386.

Versão x86_64 (Link)

  • Intel – Atom 230, Atom 330, Core 2 Duo, Centrino Core 2 Duo e Xeon;
  • AMD – Athlon 64, Athlon x2, Sempron64 e Opteron;
  • Apple – MacBook, MacBook Pro e MacBook Air

Versão i386 (Link)

  • Intel (exceto os modelos listados acima);
  • AMD (exceto os modelos listados acima);
  • VIA C3, C7

Depois de realizar o download da versão correta do programa, você tem duas opções: ou grava o arquivo baixado em um CD ou DVD (o que facilita a instalação em múltiplos computadores) ou pode utilizar programas como o ISO2USB antes, que permitem testar o sistema operacional antes de colocá-lo na máquina através de um pendrive qualquer.

O CentOS traz em seu pacote diversos aplicativos consagrados que facilitam a vida de quem deseja partir direto para o uso do sistema operacional após finalizar a instalação. Entre os nomes disponíveis estão a versão 3.1.1 do OpenOffice.org, o Samba3x e o Freeradius 2, embora os dois últimos não sejam instalados como padrão no computador.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!