Tutoriais

Acesse o Google Drive através do seu gestor de ficheiros

De­pois de anos de es­pera, es­pe­cu­la­ções, dú­vidas e ima­gens que apa­re­ceram na In­ternet sem au­to­ri­zação, a Go­ogle lançou o Go­ogle Drive. Este mo­vi­mento da gi­gante das buscas já era es­pe­rado, prin­ci­pal­mente de­vido ao su­cesso de al­ter­na­tivas como o Dropbox e o Sky­Drive da Mi­cro­soft. De­pois de muito tempo de es­pera, nada mudou: o Go­ogle Docs, que já era um disco vir­tual, mudou de nome e con­tinua com as mesmas fun­ções de edição de do­cu­mentos, mas desta vez ga­nhando um cli­ente para ar­quivos.

Griving the Google DriveM

O Go­ogle Drive foi lan­çado em três ver­sões: Web, Win­dows e MacOS. A versão para Linux está em de­sen­vol­vi­mento, mas ne­nhuma data foi dada. As ver­sões para Win­dows e MacOS per­mitem a cri­ação de novos ar­quivos e sin­cro­ni­zação di­re­ta­mente do sis­tema, sem a ne­ces­si­dade da in­ter­face web. Nós, usuá­rios do Linux, pre­ci­sa­remos es­perar. En­quanto isto, existem ou­tras op­ções.

Por não existir versão ofi­cial para o Linux e boa parte do có­digo do Go­ogle Drive estar dis­po­nível (prin­ci­pal­mente para cri­ação de apli­ca­tivos que fun­ci­onam in­te­grados ao Go­ogle Drive, pro­gra­ma­dores co­me­çaram a criar um cli­ente de có­digo aberto para in­te­grar o Go­ogle Drive ao Ubuntu (ou dis­tri­bui­ções ba­se­adas neste, como o Linux Mint). Foi assim que nasceu o Grive – um cli­ente não ofi­cial do Go­ogle Drive para o Linux.

A apli­cação ainda não fun­ciona como fun­ci­o­naria o cli­ente ofi­cial, mas ela con­segue fazer upload e down­load de ar­quivos que existem em sua nuvem pes­soal do Go­ogle – além de ter a pos­si­bi­li­dade de você acessar seus ar­quivos of­fline. Como ainda é um pro­jeto ex­pe­ri­mental – e sem su­porte ofi­cial do Go­ogle – ainda há coisas que não é pos­sível re­a­lizar, como re­mover um ar­quivo do Go­ogle Drive: caso você re­mova através do seu gestor de fi­cheiros, ele re­a­pa­re­cerá na pró­xima sin­cro­ni­zação; caso você tenha re­mo­vido o ar­quivo da nuvem e ele con­ti­nuar na pasta na pró­xima sin­cro­ni­zação, o Grive fará o upload deste ar­quivo.

Tanto o Grive ou o cli­ente na­tivo do Go­ogle para Win­dows e Mac, só deixam dis­po­ní­veis of­fline os ar­quivos que foram en­vi­ados por você ao Go­ogle Drive e não os cri­ados pelo am­bi­ente web da Go­ogle. Neste ar­tigo, será então ex­pli­cado como adi­ci­onar o re­po­si­tório do Grive e sua ins­ta­lação.

PRÉ-RE­QUI­SITO – CONTA DO GO­OGLE

Para ter acesso ao Go­ogle Drive, você deve criar uma Conta do Go­ogle. Siga este link, e co­loque todas as in­for­ma­ções pe­didas. Além da cri­ação da Conta do Go­ogle, você também terá um Gmail e um perfil no Go­ogle+.

1-ContaGoogleM

INS­TA­LAÇÃO

Tal como re­fe­rido acima, para uti­lizar o Grive e tê-lo sempre atu­a­li­zado, você de­verá ins­talar o res­pe­tivo re­po­si­tório. Assim, abra o ter­minal do Ubuntu (Ctrl+Alt+T) e in­sira o co­mando a se­guir, para adi­ci­onar o re­po­si­tório do Grive:

sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:ni­la­ri­mo­gard/we­bupd8 -y && sudo apt-get up­date

De­pois de adi­ci­onar o re­po­si­tório, ainda no ter­minal, in­sira o co­mando a se­guir. Caso pre­fira, clique no botão abaixo para ins­talar o Grive.

sudo apt-get ins­tall grive

COMO USAR O GRIVE

O Grive usará uma pasta em sua Pasta Pes­soal (/home) para fazer o re­ce­bi­mento e o envio de ar­quivos entre seu com­pu­tador e o Go­ogle Drive. Para fazer a li­gação entre o Grive, Go­ogle Drive e seu com­pu­tador, usa­remos o Ter­minal. Para isso, abra a Ter­minal (com Ctrl+Alt+T) e de­pois siga os co­mandos abaixo:

1- Este co­mando criará a pasta grive em sua Pasta Pes­soal. Esta pasta é onde se en­con­trará os ar­quivos que você sin­cro­ni­zará com a nuvem pes­soal do Go­ogle.

mkdir -p ~/grive

2- De­pois disto, vá até a pasta criada, es­cre­vendo o se­guinte:

cd ~/grive

3- Dê o co­mando de início do Grive, mas com o ar­gu­mento para a li­gação do Grive com a pasta que está em sua Pasta Pes­soal:

grive -a

Após este co­mando, apa­re­cerá uma URL na Ter­minal. Copie a URL cli­cando nela com o botão di­reito e, no menu, se­le­cione “Co­piar URL”. Abra seu na­ve­gador, e entre no en­de­reço for­ne­cido. Você deve for­necer acesso ao Grive para ele sin­cro­nizar os seus do­cu­mentos.

2-AutenticacaoGoogleM

De­pois de au­to­rizar, apa­re­cerá um có­digo. Se­le­cione, com o botão di­reito do mouse, em “Se­le­ci­onar tudo” e de­pois copie e cole na Ter­minal. De­pois disto, todos os ar­quivos serão sin­cro­ni­zados.

Em meu teste, ele não en­viou para a pasta grive os ar­quivos cri­ados no Go­ogle Docs/Drive, sendo res­trin­gido apenas aos ar­quivos que eu en­viei para a minha nuvem pes­soal, como .odt, .pdf, .jpg, .zip e etc. Se­gundo a “Ajuda do Go­ogle Drive”: “quando você abre um do­cu­mento, uma pla­nilha [folha de cál­culo], uma apre­sen­tação ou um de­senho do Go­ogle, esse item é aberto em uma nova guia ou ja­nela em seu na­ve­gador pa­drão se você es­tiver co­nec­tado à In­ternet”. A pasta fun­ciona tanto no Nau­tilus, Files (Marlin) ou qual­quer outro gestor de fi­cheiros.

3-Ficheiros do GriveM

Para sin­cro­nizar no­va­mente a pasta, você deve abrir a Ter­minal e di­gitar o có­digo abaixo:

cd grive && grive

Com este có­digo você na­vega até a pasta grive e, de­pois, ativa a sin­cro­ni­zação. Lem­brando que para a sin­cro­ni­zação, o usuário deve estar co­nec­tado à In­ternet.

VÍDEO DE­MONS­TRA­TIVO

Neste vídeo de­mons­tra­tivo é apre­sen­tada a ins­ta­lação bem como a sin­cro­ni­zação dos fi­cheiros do Go­ogle Drive com o Ubuntu. Como po­derá ver no vídeo, existe muitos fi­cheiros que são ig­no­rados, no­me­a­da­mente 3 pastas que são sin­cro­ni­zadas sem qual­quer fi­cheiro. Tal como re­fe­rido acima, estes fi­cheiros são ig­no­rados pois a sua gé­nese foi to­tal­mente on­line e por isso o Grive ainda não con­segue sin­cro­nizar.

CON­SI­DE­RA­ÇÕES FI­NAIS

O Grive ainda é um apli­ca­tivo que ainda está no início e por isso al­guns bugs são es­pe­rados. In­fe­liz­mente ele não sin­cro­niza os ar­quivos cri­ados com o Go­ogle Docs/Drive – o que pode ser que seja re­sol­vido através do cli­ente ofi­cial for­ne­cido pela Go­ogle e que ainda não tem pre­visão de lan­ça­mento. Estes ar­quivos só podem ser mo­di­fi­cados em seu com­pu­tador após ex­portá-los para seu for­mato fa­vo­rito na pró­pria in­ter­face Web do Go­ogle Drive – o que não é um bug do pro­grama e sim uma ca­rac­te­rís­tica do pró­prio Go­ogle Drive. O Grive ainda tem muito a evo­luir, mas isto com toda a cer­teza acon­te­cerá em breve.

Fonte: Ubunted

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!