Tutoriais

Diferença entre as telas resistivas e capacitivas

Com o avanço da tecnologia  muitas tendências foram ultrapassadas, sempre substituídas por tecnologias mais modernas que são mais fáceis de serem usadas e proporcionam produtos que satisfazem mais as pessoas. Isso foi o que aconteceu com as telas touchscreens. Hoje a tecnologia mas avançada usada na confecção dessas telas é a capacitiva que é uma evolução da anterior, a resistiva.

touch

Depois da introdução do iPhone no mercado, a Apple ditou a regra: Smartphone tem que ter uma tela touchscreen (já existiam aparelhos touchscreen antes, mas nenhum foi tão badalado). Primeiramente devemos saber quais telas equipam determinados aparelhos, as telas resistivas hoje equipam quase todos Smartphones da Nokia que rodam o sistema operacional Symbian, exemplos: Nokia N97, 5800, 5530, 5230, N97 Mini (com exceção do N8, E7 e X6) além dos famosos “genéricos” fabricados na China. 

Já a capacitiva tem como o maior exemplo o iPhone, que foi o pioneiro ao usar essa tecnologia na indústria móvel e mais recentemente o poderoso Samsung Galaxy S.

Como funcionam as telas resistivas

A tela resistiva detecta a posição do toque de acordo com a junção de duas “placas” condutoras sobrepostas. Quando o usuário toca a tela (pode ser com uma caneta ou qualquer objeto sólido), há um contato entre as duas numa determinada coordenada, sim!, coordenada, visto que utiliza-se de linhas horizontais e verticais (X,Y) para gerar um sinal elétrico de acordo a posição do toque. Não entendeu? é muito simples, você toca e dependendo de onde, o sinal gerado assumirá um valor. 

Mas e a tela capacitiva, como funciona?

Já a tela capacitiva possui características diferentes, pois funciona com o conceito dos capacitores.

Capacitores? o que é isso? : Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar energia.

Mas isso na verdade não seria uma pilha ou bateria?

Não, visto que capacitores armazenam energia e são capazes de descarregá-las em segundos ou frações de segundos, enquanto as pilhas ou baterias descarregam em minutos ou horas. As baterias através de reações químicas geram elétrons, sem falar que todas as pilhas e baterias possuem polos (+ e -)  diferentemente dos capacitores (alguns capacitores também possuem pólos mais são raros).

Telas capacitivas funcionam com o conceito de capacitores, ou seja, armazenando energia. Ao tocar o “sensor capacitivo”, entre aspas, pois na verdade é constituído de uma retícula de micro fios laminados entre duas camadas de vidro, o conceito de capacitância é colocado em prática e a localização do toque é calculada em função da alteração das características elétricas no sensor.

Recapitulando: com o toque há uma modificação nas características elétricas do sensor e temos a posição na tela, simples não ?

Este sensor pode até mesmo ser montado por traz de uma instalação de vidro de segurança de até 18 mm.

Tela multi-toque (multitouch)

Um display multi-toque reconhece múltiplos pontos de interação simultâneos, frequentemente incluindo também a pressão de cada um independentemente, assim como a posição. Isso permite gestos e interação através de vários dedos ou mãos, aumentando a qualidade da utilização do display, contribuindo para a manipulação direta através de gestos intuitivos. Dependendo do tamanho do display, alguns dispositivos suportam mais de um utilizador no sistema simultaneamente.

Como conclusão, temos, que a tecnologia está ai e que temos tanto acompanhá-la como decifrá-la, ou se quiser fique para trás e seja um simples usuário.

Dica:

Para descobrir se um celular tem tela resistiva ou capacitiva busque um objeto (que não arranhe a tela) como uma tampa de caneta e toque na tela, se ele acionar alguma função do aparelho (substituindo seu dedo) a tela é resistiva, se você só conseguir acionar alguma função usando os dedos a tela é capacitiva.

Fonte: Tekimobile

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!